Marcadores

terça-feira, 5 de julho de 2011

Umo pouco de Física em Psicologia - Força resultante




Segundo a análise feita por mim e minha irmã, o “meu eu” é basicamente formado por 4 pilares:
ü              Meu self (minha natureza)
ü             O meio que eu vivi e que estou vivendo (F1)
    Minhas experiências (F2)
         Meu self ideal (o que eu quero ser)
E esse “eu” sofre influência principal de duas forças: O meio em que eu estou vivendo e minhas experiências.
Acontece o seguinte, essas duas forças me empurram em direções diferentes. E o resultado disso é uma força resultante, que me leva a algum lugar, ou me faz mudar. E a partir daí eu mostro minha natureza, quem eu realmente sou.

Aparece uma força que é contrária a esse movimento, ‘meu Self’ que atua em parceria com meu ‘Self ideal’. Os dois em conjunto formam a força de atrito.
A força de atrito aparece em razão da resistência à mudança que eu considere negativa, dificulta o movimento que pode ser causado pelas outras forças.
Em alguns momentos o meu self sai do estado de força de atrito e passa a atuar com as outras forças, pois as vezes minha natureza se encaixa com essas forças, quando isso ocorre, minha força de atrito é reduzida e restringe-se apenas ao “self ideal”, gerando um movimento.

2 comentários: